como meditar em casa

Como Meditar em Casa

Nesse texto vou dar 5 Dicas Importantes sobre Como Meditar em Casa e também de como preparar um ambiente para meditação e oração. 

Sempre me perguntam o que é o ideal quando você vai Meditar ou Orar? Acredito que ambas as situações podem ser trabalhadas da mesma maneira a grosso modo.

Quem quiser saber mais sobre Como Meditar onde falo da metodologia mesmo dessa prática e de Como Orar clique aqui em Como Meditar e Como Orar.

O ambiente de Oração ou de Meditação tem que ser um ambiente que tenha sido realmente preparado, não que você não possa estar em um estado meditativo ou orar no meio de um show de rock, ou no meio de uma bagunça ou no trabalho.

Isso é possível também, porque na verdade são estados se você entra em um estado de oração e meditação você faz o momento porque são estados interiores e de consciência.

Mas quando você está pensando vou meditar ou vou orar é sempre bom você ter um ambiente mais preparado para isso.

Estar na natureza é o ideal, mas nem sempre você pode estar na natureza a céu aberto e sem perturbações, mas você pode estar na sua casa e Meditar em Casa. Seguem as dicas de Como Meditar em Casa.

Como Meditar em Casa – Primeira Dica

Procure estar em um lugar onde perceba que não será perturbado, que ninguém vai te chamar, desligue o telefone, se está para receber alguma mensagem importante ou alguém está para te ligar melhor deixar a meditação para outra hora.

Quanta mais você for centrado(a) naquele momento e não estiver esperando uma ligação, o interfone tocar ou qualquer coisa nesse sentido melhor.

Como Meditar em Casa – A Importância do Silêncio

Outra coisa importante é que você esteja em um local silencioso, os barulhos atrapalham a meditação e a oração, pois você tem que estar centrado naquilo.

Se tem pessoas falando, TV ligada, pessoas gritando, é óbvio que isso será um distúrbio, não que impossibilite de todo, mas vai dificultar. Estou pensando em um ambiente mais propício possível para facilitar o processo meditativo e o estado de oração.

O silêncio é como se fosse a base da oração e da meditação para que elas ocorram.

Como Meditar em Casa – Segunda Dica

Vou falar agora do estado de solitude, para a meditação em especial você estar sozinho pode ser positivo, mas você também pode ter um Instrutor de Meditação ou estar em um grupo de meditação onde as pessoas estão focadas em meditar.

Você estar meditando com pessoas do seu lado que estão conversando e estão em outro foco não funciona, é muito difícil, você pode até entrar em um estado meditativo no meio de um bar, mas é muito mais difícil, você terá que ter muito mais prática para conseguir fazer isso, ou seja, não será do dia para a noite.

É importante que você esteja em um estado de solitude na meditação e na oração se não existirem pessoas ao seu redor que estejam no mesmo foco.

Se você está com pessoas onde todos irão se reunir para meditar ótimo, pois estarão todos focados nessa mesma energia, ninguém vai estar atrapalhando ninguém, agora se você está meditando e o outro está comendo ou assistindo TV realmente vai ficar muito complicado para você.

Ao mesmo tempo com a oração acaba acontecendo a mesma coisa, se você vai em um grupo de oração, em uma igreja, em uma sinagoga e todos estão focados orando ou em uma mesquita, cada um vai estar no seu espaço específico.

Quem tem uma religião e quem não tem religião também, mas que ora junto com outras pessoas dentro de uma proposta ecumênica, essas pessoas também estarão ali somando forças.

Estar ou junto de pessoas que estão dentro do propósito de oração e meditação ou então sozinho(a). Ou seja, nesse caso antes só do que mal acompanhado. Quando digo mal acompanhado são as pessoas que não estão dentro deste propósito porque irão te dispersar inevitavelmente.

Caso queira marcar uma consulta de Instrução em Meditação comigo basta solicitar pelo link abaixo:

Agendar Instrução em Meditação.

Como Meditar em Casa – Terceira Dica

A meditação e a oração além das outras duas dicas que já passei para você preparar o ambiente e deixar o ambiente propício, você também pode tomar um cuidado muito especial com a energia do local.

Como Meditar em Casa – Observe a Energia do Ambiente

Se a energia do local está carregada e isso você sente energeticamente, por exemplo, às vezes sente um peso nos ombros, seria interessante fazer uma “limpeza”, “limpar” a energia daquele ambiente isso é algo bem interessante.

Se quiser saber dicas de como “limpar” a energia de ambientes clique aqui em Limpeza Espiritual de Ambientes.

Para quem também quer “limpar” o ambiente isso seria interessante, deixar esse ambiente um pouco mais propício para você conseguir ter uma oração ou meditação sem tantas interferências energéticas.

Como Meditar em Casa – Pedir a Proteção para o Local

Mas de uma forma simplificada uma coisa que pode ajudar bastante é você pedir a proteção no local, você estar ali para meditar ou orar e parar por um momento e falar: “Peço a permissão para orar, para meditar nesse local, peço a paz, a luz necessária para que este local esteja consagrado nesse momento a essa energia”.

Fazendo isso você já está fazendo uma declaração do que está fazendo ali naquele momento e pedindo a proteção do Alto que já é algo muito importante.

Como Meditar em Casa – Quarta Dica

É importante você estar ali naquele momento focado realmente em meditar, pense no seu foco naquele momento e que aquele ambiente só existe para isso.

Fique em uma posição adequada também, confortável, procure evitar deixar a porta aberta deixando que entre um vento frio.

Vamos supor que você está em uma casa e tem um vento gélido e esse vento está entrando em cima de você porque a janela está aberta, então feche a janela.

Deixe o mínimo de espaço para distúrbios do clima, deixando com que você fique confortável dentro daquele ambiente.

Como Meditar em Casa – Quinta Dica

Agora vou falar dos sons, muitas pessoas gostam do som do sino tibetano ele pode ser bom para a oração e meditação. Tem pessoas que gostam de meditar com uma música de fundo e isso vai muito de cada pessoa.

Outra coisa que também pode combinar ou não e daí tem que ver o que combina mais com você são os cheiros.

Às vezes acender um incenso ou colocar uma aromaterapia que são aqueles aromatizadores, que você liga na tomada e coloca um óleo essencial com água ou aqueles que você coloca uma velinha e fica exalando aquele cheiro, isso pode ser muito propício para algumas pessoas, não para todas.

Como Meditar em Casa – Veja o que combina mais com você

Se para você meditar combina mais em silêncio você tem que meditar em silêncio. Se gosta de uma música de fundo coloque a música de fundo.

Isso vai muito de cada pessoa, têm pessoas que sentir um cheiro gostoso que traga a paz pode ser muito positivo e tem pessoas que o cheiro já vai atrapalhar, porque vai ficar sentindo aquele cheiro ao invés de focar no que está fazendo naquele momento.

Espero que tenha ajudado com as Dicas que passei de Como Meditar em Casa e de como preparar um ambiente para meditação e oração.

Namastê (O Deus em mim saúda o Deus em você!)

Como Meditar em Casa – Vídeo:

Receba as novidades:

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Paula Pires

Aguarde Enviando

Deixar um comentário


Receba Novidades

Cadastre-se e receba novidades
Aguarde Enviando

Facebook