como meditar

Como Meditar

Nesse texto vou ensinar para vocês Como Meditar em 5 Passos, lembrando que meditação é algo que exige prática, experiência, foco e dia a dia. Quanto mais você se focar em meditar mais vai aprender a meditar. 

Essas 5 Dicas  de Como Meditar podem ser impulsos, uma base para que você consiga atingir esse estado, quanto mais você praticar mais vai conseguir chegar nesse estado meditativo.

Pode ser que em um primeiro momento você siga todas as técnicas e dicas que estou passando aqui de Como Meditar e mesmo assim tenha dificuldade, não desista porque aquela velha máxima que diz: “A prática leva a perfeição”, também existe na prática meditativa.

Como Meditar – Primeira Dica

O primeiro passo quando nos decidimos meditar é o ambiente:

  • Onde vou meditar?
  • Vou meditar em um espaço fechado ou aberto?
  • Vou ir na natureza ou ficar dentro de um apartamento?

O mais importante não é só o espaço, mas sim um espaço onde você não vá ser incomodado, ou seja, onde não vai ter um telefone tocando, não vai ter interfone ligando, nem pessoas te chamando: “Olha vem aqui”.

Você tem que estar em um momento que você sabe que ninguém vai te procurar e nem procurar as pessoas que estão próximas.

Por exemplo, você resolveu meditar em uma sala de trabalho onde vai estar tocando o tempo inteiro o telefone e pessoas o tempo inteiro vão estar falando com você, assim vai ser complicado conseguir ficar em um estado de silêncio interior.

Como Meditar – Local

Se foque em um lugar, de repente o horário pode facilitar isso, você está na sua casa e mora com outras pessoas, mas você pode fazer isso na hora em que as pessoas já se recolheram, estão dormindo, ou não estão todos em casa e que você sabe que vão chegar daqui a umas duas horas.

Ou seja, um momento que não vai haver distúrbio, nem questões te incomodando.

Como Meditar – Posição confortável

Outro passo muito importante dentro dessa primeira dica de Como Meditar é você estar em uma posição confortável, muito se fala sobre a posição de meditar.

Tem pessoas que ficam sentadas com as pernas cruzadas, você também pode fazer uma posição na mão colocando uma mão sobre a outra com os dois polegares unidos. Essa posição é muito boa e a mais falada para meditar.

Porque ela é muito confortável para o seu corpo e você está com a coluna ereta, e agora eu chego no ponto principal dentro da meditação: A coluna deve estar ereta.

Não que você não vá conseguir meditar deitado, mas deitado você tem menos chance de fazer a energia fluir pelos 7 chakras principais.

Quem quiser saber o que são os chakras tenho um outro texto onde explico o que são os chakras, daí vocês podem ter um conhecimento completo do que são os 7 chakras principais.

É Importante o local e a coluna ereta, você não precisa necessariamente ficar na posição de flor de lótus ou em uma posição dita de “meditação”.

Você também pode ficar sentado em uma cadeira, se for uma cadeira confortável onde possa ficar com a coluna ereta sem ficar necessariamente com as pernas cruzadas, mas com os pés no chão também é uma posição que você vai conseguir meditar numa boa.

Isso é uma questão de prática também, conforme você vai meditando vai sentindo qual é a posição que mais combina com você e que faz com que você tenha um melhor aproveitamento.

Porque o corpo físico tem que estar relaxado durante a meditação, se você ficar em uma posição muito tensa, muito rígida, por exemplo, quando você fica com a coluna ereta dessa maneira isso pode trazer um certo nível de tensão.

Por outro lado se você ficar em uma posição relaxada demais, que seria deitado, pode dar sono e isso pode acabar de certa forma incomodando.

Como Meditar – Roupas confortáveis  

Você deve estar com roupas confortáveis, não deve estar sentindo nem frio e nem calor demais.

Por exemplo, se você estiver no alto das montanhas que tenha vento e você usar um biquíni vai bater vento e você vai se arrepiar e isso vai incomodar.

O corpo físico não deve ser o foco durante a meditação, faça tudo que você puder fazer para ficar o mais confortável possível com o seu corpo físico para que ele não fique te incomodando.

Por exemplo, estar alimentado, ter ido ao banheiro, ter tomado água, ou seja, o corpo físico não é o que te importa nesse momento, o que importa é o interior.

Esses 3 passos importantes vão funcionar dentro dessa primeira dica que eu passei de Como Meditar.

Como Meditar – Segunda Dica

Nessa dica de Como Meditar é importante falar da atitude diante da meditação, ou seja:

  • Qual é a sua intenção ao meditar?
  • O que você está procurando na meditação?
  • Você está meditando porquê?

Quando estiver com a coluna ereta nesse ambiente onde você não vai ser perturbado e nem ter distrações, com uma roupa confortável sem incômodos do corpo físico é importante que você queira meditar.

Como Meditar – O que significa querer meditar?

É estar em uma atitude de entrega ao Alto, a você mesmo e a sua consciência.

Naquele momento aquela frase que se diz muito: “Querer é poder”, é essencial e ela vai ser a sua semente no caminho da meditação.

Você querer conhecer a meditação, querer saber o que é a meditação dentro de você, independe do que qualquer instrutor possa te falar, sentir o que é essa energia da meditação.

A intenção de meditar, essa entrega ao Alto, ao seu silêncio interior é algo extremamente importante e que deve ser a base da meditação além da questão do preparo físico.

Como Meditar – Importante

É importante que você não deva ter nenhuma preocupação com o que vai fazer em seguida.

Por exemplo, se você estiver meditando e pensando daqui a pouco eu vou almoçar, daqui a pouco alguém vai passar aqui e vão me levar para almoçar, eu também tenho que fazer aquele trabalho para entregar na escola. Você vai ficar em um momento que não é o agora, uma das questões principais da meditação é você estar no agora.

Normalmente não estamos no AGORA, estamos ou pensando no passado ou no que queremos no futuro.

Uma das coisas básicas de Como Meditar e na intenção da meditação é você ficar com você, focar em você com a intenção, a importância da intenção é estar realmente pensando em olhar para dentro, realmente estar pensando na sua atenção com o seu eu interior no AGORA.

Porque fugimos do AGORA se só o AGORA existe, pense no AGORA.

“AGORA estou aqui, eu comigo, eu entregue a minha consciência e vou entrar em contato com ela”.

Importante ser dito nessa dica de Como Meditar que existe muita controvérsia em relação a fechar ou não os olhos, algumas pessoas vão meditar melhor se fecharem os olhos porque vão ficar menos distraídas com o que está acontecendo no exterior.

Já outras pessoas se fecharem os olhos podem sentir sono, uma leveza que não é a ideal e que vão sair do estado meditativo, porque meditação não é dormir, algumas pessoas começam a meditar e começa a dar sono.

Meditação é um estado de atenção, por isso, não se indica fazer deitado.

Os olhos podem estar fechados ou semicerrados; porque daí você olharia para baixo e nem deixaria eles nem tão fechados e nem tão abertos olhando para baixo, para você não entrar em um estado de sonolência.

Isso vai de cada um, quando você começar a meditar repare se você relaxa mais fechando os olhos ou se você relaxa mais com os olhos semicerrados olhando para baixo.

Como Meditar – Terceira Dica

Quando você começar a meditar vai reparar que os pensamentos e as emoções vão ficar falando, muitas pessoas acham que meditar é não falar nada, não pensar em nada, quando me refiro a falar estou falando da mente, porque a mente fica falando, nós estamos aqui e ela está falando mil coisas.

Muitas pessoas pensam: “Nossa eu não consigo meditar porque na hora que eu paro começa a vir mil coisas na minha mente.”

Isso é normal, meditação não é ficar em um estado que não passe um pensamento na sua mente.

Porque a sua mente é viciada em pensar, você está o dia inteiro pensando, dizem até que a mente é como se fosse um macaquinho, que uma hora está aqui, outra ali, pula de galho em galho, por exemplo, vem um pensamento que puxa uma emoção e essas emoções e pensamentos vão às vezes até nos deixando tensos.

Tenho um texto aqui no blog que fala de como relaxar a mente através do desligamento dos pensamentos, quem quiser acessar e ler é só clicar aqui Como Relaxar a Mente.

Mas a intenção da meditação é que você não se deixe levar por esses pensamentos.

Como Meditar – Foque na Respiração

Por exemplo, quando você estiver meditando e começar um pensamento daqui, um pensamento dali, FOQUE na sua RESPIRAÇÃO.

A respiração é a ponte para o eterno.

Como Meditar – Quando for Meditar

Fique em silêncio interior, foque em você, foque no AGORA.

E daí vão vir pensamentos como:

  • O que eu vou fazer amanhã?
  • Será que deixei alguma coisa no fogo?
  • Preciso lembrar tal pessoa de fazer tal coisa senão ela vai esquecer.

Os pensamentos vão vir e isso é natural. Só que você não vai focar nesses pensamentos, quando eles vierem não fique colocando lenha na fogueira dos pensamentos.

Você vai ser a sua consciência e não os seus pensamentos, e o que pode ajudar nesse sentido é a respiração calma, profunda e compassada.

Veio o pensamento e está muito ativo, querendo que você seja o pensamento e não que você esteja no seu AGORA e no seu centro e na sua atenção, foque na RESPIRAÇÃO.

Respira e solta… sinta a RESPIRAÇÃO, você pode em alguns momentos também fazer alguns alongamentos, para algumas pessoas isso ajuda bastante. Pode alongar os braços, mexer o pescoço, e muitas vezes quando você está meditando o pescoço estala e isso é normal durante a meditação, é como se fosse um músculo relaxando.

Porque quando você medita verdadeiramente o corpo todo responde a meditação, inclusive hoje em dia existem vários estudos científicos comprovando os benefícios da meditação para a saúde tanto física quanto emocional e mental.

Como Meditar – Quarta Dica

Essa é uma dica muito importante de Como Meditar e uma das mais essências para você entender que você não é o que se passa na sua mente e no seu emocional.

Nós temos emoções e pensamentos, temos pensamentos o tempo todo, mas não somos os nossos pensamentos.

Por exemplo, uma coisa que eu gosto de imaginar são as nuvens, elas estão passando, mas o que existe por trás das nuvens?

O céu, então na meditação seja o céu e não as nuvens.

As nuvens são os seus pensamentos, o seu emocional que vai ficar falando e pensando, mas você não é um pensamento, um pensamento vai passar assim como uma nuvem.

Como Meditar – Observador Neutro

Quando você está meditando está focado no céu, você é o céu.

O que é o céu?

O céu é a sua consciência, o observador neutro.

O observador neutro é um conceito muito importante para a meditação, pois através dele você vai conseguir ver que esses pensamentos e essas emoções estão passando, mas você vai perceber que você não é nenhum deles.

Você não é uma emoção, isso são apenas flashes, como um calidoscópio que vai girando e você não vai se identificar, a grande diferença do estado normal para o meditativo é que você não vai ficar indo para aquele pensamento elucubrando aquele pensamento.

O pensamento vai passar, mas você não vai dar atenção para ele, porque está buscando esse silêncio interior da sua consciência, do seu céu, daquilo que está acima dos seus pensamentos e acima das emoções. Respira e solta.

Como Meditar – Diga

Eu tenho pensamentos sim, eu tenho emoções, mas eu não sou os meus pensamentos, eu não sou as minhas emoções, as emoções vão passar como nuvens e os meus pensamentos também.

Como Meditar – Quinta Dica

Nessa dica de Como Meditar vou falar de algumas perguntas que vão surgir quando você começa a meditar ou mesmo ao longo do processo de descobrir o que é meditação.

  • O que esperar da meditação?
  • O que eu estou esperando?
  • Estou meditando para que?
  • O que eu devo esperar de resultado da meditação?

Como Meditar – Silêncio Interior e Conexão com o Alto

Quando você medita o mais importante dentro do conceito de meditação é conseguir esse silêncio interior, essa conexão com o Alto. Isso independe de religião e de parar os pensamentos como já disse anteriormente.

Na medida em que você consegue se conectar com o seu céu interior, que independe de pensamentos e emoções e com o observador neutro vai sentir essa conexão com o que é mais alto em você, com o que é superior em você.

Isso pode te ajudar muito no sentido de sentir realmente o estado meditativo, não é algo que dê para se explicar: “Você vai sentir tal coisa”. Você pode sentir uma paz profunda, que é o que esperamos quando meditamos, mas não é só a paz profunda.

A paz profunda pode ser um estado que acompanha a meditação, mas você pode ter insights durante a meditação, sentir uma alegria tremenda durante a meditação, ou pode sentir uma gratidão enorme por estar vivo, por estar aqui na terra aprendendo, podendo compartilhar com os seus irmãos o sentimento de amor.

Muitas coisas podem vir à tona, ou seja, não é só uma coisa que vamos esperar, mas a grosso modo seria esse silêncio interior e essa conexão com o Alto.

Como Meditar – O que é o Estado Meditativo?    

É você conseguir sentir esse silêncio, ou seja, você perceber o que é esse silêncio interior dentro de você, e uma vez que você realmente sente o que é meditação, que você olha para dentro e consegue sentir esse silêncio, uma coisa eu garanto isso você não vai mais esquecer.

Porque esse silêncio é algo que não é igual a nada, nada que você sentiu na sua vida é igual a esse silêncio da meditação, e uma vez que você já tenha conseguido sentir esse silêncio interior da meditação você já vai saber o que é meditação.

Busquem através de todas essas dicas e passos que estou relatando e passando de Como Meditar para vocês sentirem esse silêncio. Porque uma vez que você captou o que estou falando, pois é difícil de passar com palavras, você vai gravar isso, vai saber dentro de você o que é esse silêncio que estou relatando.

Muitas pessoas tem dificuldade de meditar por conta da questão de terem a mente muito agitada, uma mente que realmente não silencia, um emocional também muito conturbado. Nesse caso os Florais podem ajudar bastante e um Instrutor em Meditação também.

Como Meditar – Terapia Floral

Às vezes quando estamos começando a meditar existem Florais específicos para acalmar a mente, para relaxar, para deixar a ansiedade um pouco mais suavizada no meio do nosso cotidiano, do nosso dia a dia. Se você consegue com os Florais trazer essa paz maior na hora que você parar para meditar isso pode ser facilitado.

Como Meditar – Instrutor de Meditação

Lógico que ter um Instrutor de Meditação também é algo que pode ajudar, tenho um texto onde explico mais o que é Meditação sendo feita com o auxílio de um instrutor.

Como Meditar – Quanto tempo Meditar

É importante notar um item e isso eu ressalto bem quando falo de meditação. As pessoas me perguntam muito:

“Quando eu devo parar de meditar?”.

“Qual é a hora que paro, vou meditar 30 minutos, 1 hora, 1 hora e meia?”

Não importa o tempo da meditação, o tempo é você sentir que aquilo te satisfez, que fez um efeito em você. Se você sentiu que aquilo já foi suficiente em você é como quando nós comemos, quando vamos comendo e sentimos aqui está ok, a mesma coisa acontece com a meditação.

Existe um momento que você sente que aquilo te recarregou, que você se conectou com o Alto e sentiu aquela paz que estava buscando, aquele silêncio interior e que aquele silêncio foi uma bateria para você, que aquilo foi algo que te deixou em um estado suficiente para você prosseguir o seu dia.

Cada um sente esse estado de uma maneira, tem pessoas que tem uma fome de paz e que já estão preparadas para a paz, porque nós precisamos também estar preparados para a paz.

Tem muitas pessoas que eu atendo que são ansiosas e que quando eu falo: “Vamos trabalhar a ansiedade, pois existem Florais para a ansiedade.”

A pessoa fala: “Não, mas eu não quero trabalhar a minha ansiedade, porque a minha ansiedade faz com que eu vá atrás das coisas.” Então não vou mexer com a ansiedade de quem quer continuar ansioso. Depende muito da sua fome de paz, a hora que você vai parar de meditar.

Espero que vocês tenham gostado desse texto sobre Como Meditar.

Caso queira marcar uma consulta de Instrução em meditação comigo basta solicitar pelo link abaixo:

Agendar Instrução em Meditação.

Namastê! (O Deus em mim saúda o Deus em você!)

Como Meditar – Vídeo:

Receba as novidades:

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Paula Pires

Aguarde Enviando

Deixar um comentário

JOSE AMELIO ROSA

05 jul, 2016

Ola adorei suas dicas ,pois quero por a meditação como um hábito comum em minha vida,pois tive um sonho em que vi um simbolo e pesquisando para descifra-lo descobri que era para mim focar na meditação com meu eu superior,devido a uma energia de ascenção que anda emanando na terra atualmente, então gostaria de receber todas as dicas possíveis no assunto. Posso praticar mais de uma vez no dia a meditação no inicio ate dominar a pratica?

Paula Pires

11 jul, 2016

Olá, pode sim. abs

Arlete Oliveira

29 jul, 2016

Olá,

Muito bom seu texto!
Vou iniciar e praticar a meditação,
Acredito que o controle da ansiedade me fará feliz, e desejo conseguir.

Parabéns e agradeço por compartilhar seus conhecimentos.

Paulo

24 maio, 2017

nunca meditei,mais posso me concentrar na minha filha que já faleceu a um ano.

Lu

14 ago, 2017

Gratidão pelas Dicas querida!
As dicas foram ótimas!

Celso

17 ago, 2017

Gratidão!!!


Receba Novidades

Cadastre-se e receba novidades
Aguarde Enviando

Facebook