como relaxar a mente

Como Relaxar a Mente

Esse é um texto onde eu vou falar sobre um tema muito importante, como nós conseguimos harmonizar os nossos pensamentos e como relaxar a mente.

A nossa energia mental pode ser uma fonte de grande alegria ou de destruição. Buda dizia que: “O nosso maior inimigo somos nós mesmos.”

Eu acredito que essa é uma grande verdade, o tempo inteiro que você está se menosprezando, preocupado com coisas que não aconteceram, a sua mente acaba se viciando nisso, ou seja, tudo que você vai cultivando de monstrinhos dentro da sua cabeça pode chegar a um ponto, que esse monstrinho te domine e quando você vê aquilo que você mesmo criou dando corda aos seus pensamentos pode se voltar contra você e você fique digamos assim: a mercê de você mesmo.

Como Relaxar a Mente – Dicas Preciosas

Pretendemos falar aqui nesse texto de como podemos ter um controle maior da nossa energia do pensamento e de como relaxar a mente, dando algumas dicas para isso.

 

Como Relaxar a Mente – Primeira Dica

Do mesmo jeito que as pessoas dizem que somos o que comemos, somos também o que pensamos; o pensamento pode ser uma fonte de nutrição ou de inanição, porque se você vai criando pensamentos negativos e reclamações a sua mente terá uma tendência a se viciar nesse mesmo tipo de pensamento.

As pessoas que tendem a ser preocupadas e não param para refletir sobre esse comportamento, vão ficando cada vez pessoas mais pesadas e consequentemente mais cansadas, mais ansiosas; muitas vezes nem tem interesse em saber em como relaxar a mente.

Isso pode trazer até problemas físicos, nem preciso dizer que grande parte das nossas doenças físicas surgem das nossas questões emocionais e mentais mal resolvidas, que vão criando força, como uma bola de neve.

Às vezes um pensamento ele começa como uma pequena bola, você começa a pensar numa coisa: “aí fulano não me deu a atenção que deveria, porque hoje eu liguei e até agora não me retornou”, aí você começa a ficar pensando naquilo, “não me retornou”. “Porque não me retornou?” “Porque não fez isso?” “Porque?”

Esse diálogo interno constante vai fazendo com que essa pequena bola aumente, às vezes a pessoa não retornou porque está em uma reunião, está em uma outra coisa, está com um problema pessoal, mas aí você vai criando aquele monstro, “não essa pessoa não merece a minha atenção”, “não essa pessoa não gosta de mim”.

Devemos tomar muito cuidado com esse início, com essa pequena bola de neve.

Vamos imaginar um porão de um navio e naquele porão vai vazando um gás, o gás é o nosso pensamento sem controle, que vai gerando emoções, é importante ressaltar isso: que o pensamento e a emoção estão muito ligados.

Se você sente uma emoção de raiva, o pensamento já começa a correr dizendo: “Porque eu estou com raiva?” “Porque fulano fez aquilo?”, pronto, aí já começa.

Eles se auto influenciam: Emoção e Pensamento.

Diante de todo esse diálogo mental, como relaxar a mente?

Muitas vezes não conseguimos nem distinguir o que começou como emoção ou o que começou como pensamento, porque plano mental e plano emocional são muito interligados, nesse sentido é importante que nós consigamos ver do alto, analisando com neutralidade o diálogo de mente e emoções.

O que é analisar do alto?

É observar de forma neutra as emoções e os pensamentos e entender que nós não somos os pensamentos, eles são como nuvens que passam, mas nós não somos aquelas nuvens, o céu não é a nuvem, a nuvem faz parte do céu em um momento e depois ela deixa de existir.

Voltando à metáfora que eu estava explicando do porão, tem um gás vazando ali e esse gás como eu disse pode ser a emoção ou o pensamento, eles andam muito próximos, esse gás começa a vazar, se você não consegue ver esse processo emocional e mental com neutralidade você pode se afundar cada vez mais naquele poço sem fim.

Esse gás continua vazando, até que determinada coisa pode acontecer, ai se risca um palito de fósforo e a pessoa explode.

Ver com neutralidade seria, por exemplo, ver assim: “não, calma, esse pensamento não vai me levar a uma coisa positiva”, “essa emoção não me trará boas sensações”, “isso é uma nuvem que está passando e não vou me identificar”.

Muitas vezes, por exemplo, uma pessoa está em um relacionamento e ela se sente insegura, acha que o outro não está dando atenção, que o outro está com uma série de julgamentos com a pessoa, ao invés dela interromper esse pensamento e entender que ela está exagerando e está criando um monstro, ela vai deixando aquele monstrinho crescer dentro dela, de repente acontece uma coisa e a pessoa risca o palito de fósforo, até por um motivo que não teria necessidade de tanta reação, mas ela deixou tanto tempo o gás vazando dentro dela, que acaba fazendo uma coisa desmedida.

Como Relaxar a Mente – Então fique atento:

Não deixe a bola crescer, tenha neutralidade diante dela, não se identifique com as nuvens, veja do alto.

Como Relaxar a Mente – Segunda Dica

Pensamentos e emoções negativas, são como ervas daninhas, temos que começar a cortá-las logo no seu início, porque conforme você vai deixando crescer elas vão se entranhando cada vez mais fundo.

Por Exemplo:

Se você tem uma bananeira e não cuida dela devidamente, começa a se infiltrar nela uma erva, um mato, que se chama braquiária e aquilo vai se infiltrando e chega uma hora que fica difícil de tirar, porque se mistura com a raiz.

Por isso, é importante que nós não deixemos essas ervas crescerem demais, viu que tem uma braquiária ali, que tem um matinho, que não faz parte e que vai atrapalhar o crescimento de algo, você tira o quanto antes, porque senão entra esse pensamento negativo onde não é para entrar, em áreas que não teriam a necessidade daquele pensamento.

Como Relaxar a Mente – E quais são os pensamentos negativos?

É fácil de identificar os pensamentos negativos, normalmente eles trazem emoções densas, por exemplo, quando você  julga alguém que você ama você pode começar a sentir um certo mal-estar.

Tem pessoas que já estão tão viciadas em determinados pensamentos negativos, que elas emitem esses pensamentos e não estão nem notando, porque a pessoa já começa a ficar pesada, tem pessoas que, por exemplo, são tão preocupadas que o natural para elas, é o estado de preocupação e quando a pessoa está nesse estado como relaxar a mente?

Se uma pessoa que é assim ficar um dia desencanada, ela vai falar: “aí eu não sei, eu estou meio lenta hoje” e não é que ela está lenta, ela está simplesmente um pouco mais confiante, está com um pouco mais de fé.

Os pensamentos negativos, são aqueles que trazem emoções negativas, que se tornam meio obsessivos, essa também é uma dica para a gente reparar, aquilo ficou meio obsessivo, você já está pensando naquilo há dias, aquele pensamento inclui julgamento, reclamação, sentimentos negativos, ele vem com raiva, mágoa, intolerância não tenha dúvida: É pensamento negativo, você tem que iluminar e neutralizar.

Como Relaxar a Mente?

Através da consciência, então voltando ao exemplo que eu dei da nuvem, as nuvens passam, mas elas não são o céu, você é o céu, que é a consciência, que observa as nuvens passarem, quando aparecer uma nuvem carregada, cinza, com pensamentos negativos, já trazendo uma emoção cinzenta, olhe para aquela nuvem e fale: “não! isso é uma nuvem, não sou eu, faz parte desse momento, mas eu não vou me identificar com isso”, pronto e a nuvem passa.

Como Relaxar a Mente – Neutralizando Pensamentos Negativos

A maior parte das pessoas não faz isso, elas deixam essa nuvem, olham a nuvem e falam: “nossa que nuvem, vamos lá…” e vai entrando mais nuvens ali e quando você nota essas nuvens podem virar uma tempestade, que explode, e que às vezes gera problemas para a pessoa e muitas vezes também para os que estão ao ser redor.

Quantas pessoas têm julgamentos?

Vemos casos assustadores de pessoas que matam familiares, ex-marido e ex-esposa, isso sempre começa com pensamentos negativos, de julgamento, de intolerância, de apego, que vão se acumulando durante muito tempo, até que uma hora a pessoa vai lá e explode, faz uma bobagem dessas.

Como Relaxar a Mente – Terceira Dica

As coisas começam sempre com uma pequena coisinha, um pequeno julgamento, uma pequena intolerância, uma forma às vezes de se menosprezar, existem muitos pensamentos e emoções negativas e todos nós sabemos quais são.

Fica esse alerta, são nuvens, quando elas surgirem, pensem, são nuvens, isso não sou eu, isso não faz parte de mim como algo eterno, isso é um momento que vai se desfazer, eu não vou dar força para isso, essa é a maior dica que eu dou:

Olhe com neutralidade, não se identifique, não dê força para o que te tira do seu centro e terá uma base sólida de como relaxar a mente.

 

Como Relaxar a Mente – Quarta Dica

Muito Importante: Meditação e Oração SEMPRE.

Começou o pensamento e a emoção negativa: Pare, ore, se você mesmo parando e orando não consegue, peça para o seu Eu Superior: “Eu não quero mais ter esse pensamento negativo.”

Porque além do pensamento negativo temos que notar que não é só ele que é negativo, mas também o que emana dele, o que emana para sua vida e o que ele gera de atitudes, porque muito provavelmente um pensamento negativo vai um dia acabar gerando também uma atitude negativa.

Uma Técnica de Terapia Holística que acredito que ajuda muito no processo de como relaxar a mente é a Terapia Floral, existem muitos florais específicos para relaxamento, e tenho visto resultados incríveis nesse quesito com diversos pacientes que atendo.

Caso tenha interesse em agendar uma consulta de Terapia Floral comigo basta clicar no link abaixo:

Agendar Terapia Floral

Como Relaxar a Mente – Vídeo:

Receba as novidades:

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Paula Pires

Aguarde Enviando

Deixar um comentário

Leandro Apiki Web

20 abr, 2015

Que bom que gostou!

Amanda

03 jun, 2017

Muito bom, nunca tinha parado para pensar como mais pensamentos nos fazem mal.


Receba Novidades

Cadastre-se e receba novidades
Aguarde Enviando

Facebook